Coordenador : Rosemary Vieira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 319032.2201.83885.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto busca, integrar estudantes de graduação e Pós Graduação (Geografia), profissionais (Geografia, Biologia, Ciências Ambientais), professores e alunos da rede pública e privada do Distrito de Tamoios, Cabo Frio, moradores e frequentadores do loteamento abarcado pelo projeto. Visa, portanto, aliar atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão às necessidades de manejo e conservação da área, por meio de parcerias e atividades com os órgãos de gestão pública e iniciativa privada.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido na extensa área de vegetação de restinga que abarca o loteamento Orla 500, no setor sul do Distrito de Tamoios, Cabo Frio, RJ. A principal via de acesso é a rodovia Amaral Peixoto, que corte todo o Distrito. O condomínio conta com um grande número de residências, elevada circulação de moradores, frequentadores e visitantes ao longo de todo o ano. Sua proximidade vcom escolas do ensino público e privado aumenta o público alvo.
Objetivo
Objetivo geral O presente projeto objetiva aplicar atividades de recuperação e manejo da área de restinga ao longo do setor sul do Distrito de Tamoios, Cabo Frio. Objetiva também a ampliação do conhecimento técnico sobre práticas de manejo e espécies da área com a participação de profissionais e de estudantes, agentes da gestão pública, além da inserção da comunidade local, frequentadores da praia, moradores da localidade e o efetivo das escolas e colégio do Distrito de Tamoios, no que tange a importância da vegetação de restinga na proteção das zonas costeiras no cenário atual de crise climática. Objetivos específicos - Definir ações específicas para o manejo da restinga. - Promover o manejo da restinga, orientado pelo conhecimento disponível e/ou gerado. - Caracterizar e mapear a área de estudo, com apoio de levantamento de vegetações anteriores e amostragem em campo. - Estimular a organização comunitária na realização de eventos educacionais e de conscientização, além de oficinas de atividades integradoras. - Valorizar e estimular os serviços ambientais da área, como o lazer e recreação, a beleza cênica, a biodiversidade, os serviços hídricos e climáticos. - Promover a integração socioambiental das comunidades inseridas no perímetro da restinga e dos alunos das redes pública e privada de ensino.
Resumo
O projeto consiste nas ações de recuperação e manejo da área de vegetação de restinga em estágio atual de regeneração ao longo da orla dos condomínios do Distrito de Tamoios, Cabo Frio. As atividades preveem inventário das espécies de flora e fauna, atividades com os moradores, frequentadores e escolas da região. Visa integrar a comunidade nas iniciativas desenvolvidas em parceria com a universidade e demais agentes do poder público e agentes privados. Os resultados esperados visam principalmente a participação dos alunos e público alvo nas atividades que são empreendidas na recuperação e manejo da vegetação de restinga, além da integração e conscientização dos alunos e do público alvo sobre os riscos da crise climática nos ambientes costeiros e da importância dos serviços ambientais disponibilizados pela vegetação.